A Especialização em Educação Especial e a Gestão de Práticas Inclusivas busca contribuir na formação de profissionais que atuam ou almejam atuar nessa área, discutindo os princípios políticos-educacionais e pedagógicos da educação especial e inclusiva no cenário educacional atual.
A Especialização apresenta possibilidades a diversos profissionais, construindo um conjunto de conhecimentos, estratégias e materiais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e intervenção especializada, atendendo às diferenças e gerando possibilidades de adaptação às necessidades educacionais especiais.
COORDENAÇÃO:
Prof.ª. Mayara Cardoso Lima
- Pedagoga;
- Especialista em Educação Especial e Inclusiva;
- Especialista em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior;
- Membro do Grupo de Estudos em Educação, Inclusão e Trabalho – GEIT;
- Diretora de Regulação da FINAMA;
GRADE CURRICULAR:
- A Arte de Contar Histórias na Educação Especial
- Educação Especial: Fundamentos, Marcos Legais e Políticas Públicas
- Neurociências e Aprendizagem
- Metodologia do Ensino Superior
- Metodologia da Pesquisa Científica (aula gravada)
- Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- A Pessoa com Deficiência e o Mundo do Trabalho
- Sala de Recursos Multifuncionais
- A Educação da Pessoa com Transtorno Global do Desenvolvimento
- A Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual
- A Educação da Pessoa com Deficiência Auditiva/Surdez e Surdocegueira
- A Educação da Pessoa com Deficiência Física e Múltipla
- A Educação da Pessoa com Altas Habilidades
- A Educação da Pessoa com Cegueira e Baixa Visão
- Inovações Tecnológicas em Educação especial
- Adolescência, Sexualidade e a Transição para a Vida Adulta
PROFESSORES CONVIDADOS:
- Prof.ª. Dr. Lourival Nascimento
- Prof.ª. Msc. Ana Selma Cunha
- Prof.ª. Msc. Deyse Danielle Costa
- Prof.ª. Msc. Marcia Bethânia Vinagre
Entre outros
Obs.: Todos os professores estão confirmados porém podem ser substituídos se tiverem problemas de saúde, pessoal ou familiar e/ou incompatibilidade de agenda.
CARGA HORÁRIA:
DURAÇÃO DO CURSO:
- 18 meses de aula + 3 meses (entrega de artigo científico)
LOCAL DAS AULAS:
- Aulas remotas, ao vivo e interativas pela plataforma
DIA E HORÁRIO DAS AULAS (horário de Brasília):
1 vez por mês.
sexta: 18h30 às 21h30
sábado: 09h às 12h e 14h às 17h
Obs.: As aulas remotas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos durante todo o período do curso para que possam rever quantas vezes quiserem, 24h por dia. As aulas serão disponibilizadas em até 15 dias úteis após a aula remota
INCENTIVO À PESQUISA:
Composto de pesquisadores de diversas áreas, o Núcleo de Pesquisa desenvolve subsídios para a produção científica, a partir dos trabalhos de conclusão de curso (artigo), que são encaminhados para publicações em revistas indexadas e congressos nacionais e internacionais.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA:
- Documento de identificação com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência (atual);
- Diploma de graduação (frente e verso);
Obs.: A entrega de todos os documentos são obrigatórios e deverão ser anexados em pdf no ato da matrícula.
TRANSFERÊNCIA:
- Se você estiver matriculado ou cursando Pós-graduação em outra Instituição, a sua transferência lhe dará direito a DESCONTO DE 50% na taxa de matrícula e DESCONTOS NAS PARCELAS de acordo com a tabela do PLANO AMIGO.
- O crédito de disciplinas está sujeito a equivalência de ementa e carga horária de cada disciplina desde que o aluno tenha em seu histórico acadêmico nota mínima de 7 e 75% frequência.
- O crédito de disciplinas não dará direito a isenção de pagamento e/ou desconto nas parcelas do curso.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
- Para pagamento até o dia do vencimento (DESCONTO DE PONTUALIDADE) o aluno possui 40% de desconto nas parcelas (R$ 204,00);
- O aluno escolherá o melhor dia para vencimento das suas parcelas que poderá ser 5, 10, 15, 20, 25 ou 30;
- Os DESCONTOS e BONIFICAÇÕES não são acumulativos e são calculados em cima do valor integral da parcela;
- Conheça o PROGRAMA SOU FINAMA COM ORGULHO que você poderá ter DESCONTO de até 80% no DESCONTO DE PONTUALIDADE;
- O PROGRAMA SOU FINAMA COM ORGULHO, para este curso, inicia a partir de 5 amigos matriculados (50% de desconto), ou seja, o aluno e mais 5 amigos;
- A confirmação do inicio do curso depende do numero mínimo de alunos necessários para formar a turma (30 alunos);
- Se não atingirmos o numero mínimo de alunos a data de inicio de curso pode ser adiada ou o curso pode ser cancelado. Se o curso for cancelado, garantimos a devolução de 100% do valor da taxa de matrícula.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA:
- A matrícula poderá ser cancelada em até 15 (quinze) dias antes do início previsto do curso, desde que formalizada para o e-mail atendimento@finama.edu.br, quando haverá retenção de 20% (vinte) do valor para encargos administrativos.
- Caso a solicitação de cancelamento seja realizada no tempo menor do que 15 (quinze) dias, antes do início previsto do curso, haverá retenção de 30% (trinta) do valor para encargos administrativos.
- Caso a solicitação de cancelamento ocorra no início do curso ou após, NÃO haverá devolução da inscrição.
- O aluno que deixar de comparecer às atividades do curso, consequentes a sua matrícula, e não requerer cancelamento de matricula, continua responsável pelo pagamento das parcelas que forem vencendo até final da obrigação.
- A FINAMA se reserva ao direito de remarcar ou cancelar o curso num prazo mínimo de 7 dias de antecedência, salvo em situações inesperadas, caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados ou algum contratempo que impeça a realização do mesmo.
- No caso de cancelamento por parte do aluno, a FINAMA terá o prazo de máximo de 120 dias da solicitação de cancelamento que contenha os dados bancários completos (nome e numero do banco, numero da agência e conta corrente ou poupança, nome e cpf do beneficiário) para a devolução. Não admitisse deposito em contas de terceiros.
- No caso de cancelamento do curso por parte da FINAMA, o aluno receberá o valor integral da matrícula no prazo máximo de 60 dias do comunicado de cancelamento.
O aluno que houver interrompido o curso por cancelamento ou abandono, caso venha a pretender cursá-lo em outro período, deverá conforme o lapso temporal, sujeitar-se à um novo processo seletivo, mediante aprovação realizar nova matrícula, o pagamento das mensalidades na quantidade e valores estabelecidos na época do seu novo ingresso e a cursar na sua totalidade as disciplinas do semestre.
MAIS INFORMAÇÕES:
(91) 98121-2525 (WhatsApp)
atendimento@finama.edu.br (e-mail)